sábado, novembro 02, 2013

"Fantoches em Movimento"

O projeto LSM- Lancheira Sorriso em movimento, tenta transmitir ás crianças hábitos saudáveis para o seu dia-a-dia.

Então, foi neste contexto que foi realizada uma sessão de fantoches para os alunos que estão a ser acompanhados neste projeto. Através destes fantoches foi contada uma história, que referia a importância de uma alimentação variada e saudável.
 Existiam dois personagens, a Ritinha e o Joãzinho, quem lhes deu voz fui eu e a minha colega Vanda, sendo o nosso colega Flávio o narrador. Demonstramos-lhes  que frutas deveriam comer, como tornar o consumo de sopa mais divertido. para podendo ser eles a escolher que tipo de legumes querem na sua sopa e até mesmo dar-lhe um nome, como o leite é importante para os dentes e ossos e até mesmo a importância da água no seu corpo.

A sessão foi realizada entre os dias 15 e 17 de Outubro, visto que o dia da Alimentação foi comemorado no passado dia 16, dando assim contexto para realização deste evento.

No primeiro dia a sessão foi realizada para uma turma do 2º Ano, da Escola Básica da Porta Nova.


No dia seguinte deslocamos-nos à Creche/Centro Infantil Nossa Senhora do Carmo, onde realizamos três sessões para diferentes faixas etárias. Estas turmas não pertencem ao projeto LSM, mas por ser o Dia Mundial da Alimentação, foi-nos solicitado a sua apresentação. O que observámos com estas crianças de diferentes idades, é que todos assimilam bastante bem a informação fornecida, diferindo apenas a maneira com eles próprios tentam transmiti-la. Neste caso denota-se a influência da idade e do desenvolvimento cognitivo e verbal.




No último dia, o nosso destino foi o Agrupamentos de Escolas da Amareleja, onde realizámos a sessão para aluno do 2º Ano de escolaridade. Foram bastante comunicativos com todos os presentes e mostraram o seu conhecimento geral sobre o tema.

Em todos estas sessões foram fornecidas imagens para colorir, de modo a ajudar os intervenientes da ação, a memorizar toda a informação transmitida.

Foi bastante gratificante participar nesta atividade, pois como futuro Técnico de Saúde Ambiental é necessário informar as bases(crianças), para construir uma sociedade mais consciente para os problemas que a rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário