segunda-feira, março 24, 2014

Feira do Queijo do Alentejo


Como já referi anteriormente, estou a estagiar na Câmara Municipal de Serpa e um dos grandes eventos desta cidade é a Feira do Queijo do Alentejo.  Tive o maior prazer de participar na organização deste evento.

O que é a Feira do Queijo do Alentejo? 

"O Queijo Serpa, com denominação de origem desde 1994 e denominação de origem protegida desde 1996, é possivelmente o queijo tradicional de maior fama no Alentejo, sendo o seu singular aroma e sabor parte fundamental do património cultural do Baixo Alentejo e em particular do concelho de Serpa.

Realizada anualmente em finais de Fevereiro a Feira do Queijo do Alentejo pretende primar este emblemático produto do concelho a par dos outros produtos regionais de qualidades tais como os enchidos, o azeite, o vinho, o mel, o pão e as azeitonas. As tasquinhas, com os petiscos locais, têm presença forte neste certame onde também é presença imprescindível o cante alentejano.

Integrada num conjunto de objetivos cuja implementação se considera estratégica para o desenvolvimento do concelho e da cidade de Serpa, a Feira do Queijo do Alentejo, organizada pela Câmara Municipal de Serpa, constitui um passo decisivo na criação de uma base de sustentabilidade para a economia local, assente num dos pilares económicos do concelho: as produções tradicionais."

A minha intervenção neste evento teve dois pontos distintos: a parte da higiene e segurança do evento, e também a parte de segurança alimentar, mais especificamente HACCP.

Higiene e Segurança do evento

Comecei por acompanhar toda a parte da montagem das estruturas que iriam receber os expositores e as tasquinhas de restauração e bebidas. Neste ponto foi necessário supervisionar a segurança individual dos trabalhadores envolvidos, bem como questões de segurança em relação às infraestruturas.

Todos os funcionários envolvidos na construção desta feira, têm conhecimento para a utilização de EPI´s (Equipamentos Individuais de Proteção) e uma das minhas funções era verificar se realmente os utilizavam.
Por exemplo os elementos envolvidos na área da eletricidade usavam como proteção luvas isolantes de corrente elétrica.

Os elementos que se encontravam na parte da construção de infraestruturas, utilizavam botas de biqueira de aço, coletes refletores e capacete.

Este género de coletes e capacetes eram utilizados também por os elementos manuseadores de máquinas.

Em relação ao evento em si, tem pontos gerais para a segurança. Passo a citá-los:




  • Identificar e avaliar os diversos riscos de segurança associados à realização de eventos;
  • Identificar e analisar as medidas de segurança adequadas a fazer face a esses riscos;
  • Conhecer as competências e autoridade dos agentes das forças e serviços de segurança, dos vigilantes e porteiros e dos agentes da Proteção Civil;
  • Conhecer as necessidades de licenciamento e as competências das entidades fiscalizadoras;
  • Conhecer as responsabilidades da organização no âmbito da segurança e higiene no trabalho do staff e dos artistas;
  • Conhecer as principais medidas de gestão do público;
  • Compreender a importância do apoio médico pré-hospitalar em situações de emergência;
  • Perceber os objetivos e processo de elaboração dos planos de segurança e emergência de um evento;
  • Identificar quais os principais impactes ambientais de um evento e quais as principais medidas destinadas a minimizá-los;
  • Sistema integrado da gestão de segurança de um evento.

  • Importância do Planeamento


    Segurança Alimentar e Haccp


    Visto ser uma feira maioritariamente alimentar, é necessário um forte controlo sobre os produtos comercializados, tanto confecionados como não confecionados. 

    Primeiro que tudo, os stands dos expositores eram o maior foco de preocupação, pois são os próprios a expor o seu produto e a realizarem o seu controlo de qualidade. Para tal, foi-lhes requisitado que portassem consigo o próprio plano de HACCP, porque já o utilizam e colocam em prática na sua indústria.

    Segundo ponto de preocupação, eram as chamadas "tasquinhas" que iriam confecionar géneros alimentícios. 
    A maioria dos elementos a explorarem este tipo tascas, eram maioritariamente associações que apenas desenvolvem esta atividade pontualmente.
    Para salvaguardar estas entidades, a Câmara Municipal de Serpa disponibilizou um Plano de HACCP, para que os membros envolvidos cumprissem todas as regras de higiene recomendadas de modo a evitar qualquer tipo de alteração dos alimentos.

    O que é o HACCP?


    O HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.

    O sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos (HACCP) tem na sua base uma metodologia preventiva, com o objetivo de poder evitar potenciais riscos que podem causar danos aos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não estejam colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.

    O sistema HACCP baseia-se na aplicação de princípios técnicos e científicos na produção e manipulação dos géneros alimentícios desde "o prado até ao prato".

    Identificação dos perigos
    Na área alimentar devem ser considerados os seguintes perigos:
    •      Perigos biológicos: bactérias, vírus e parasitas patogénicos.

    •    Perigos químicos: Pesticidas, contaminadores inorgânicos tóxicos, antibióticos, promotores de crescimento, aditivos alimentares tóxicos, lubrificantes, tintas, toxinas do marisco (PSP, DSP), histamina (pescado), micotoxinas (aflatoxinas, ocratoxina), dioxinas, nitrosaminas, partículas dos materiais de embalagem.

    •      Perigos físicos: Fragmentos de vidro, metal, plástico ou madeira, pedras, agulhas, espinhas, cascas, areia, adornos, ou outros materiais estranhos que possam causar dano ao consumidor.
    Os 7 princípios
    De acordo com o Codex Alimentarius, para a implementação de um sistema HACCP, devem ser considerados os seguintes princípios:

    1.    Identificar os perigos e medidas preventivas

    2.    Identificar os pontos críticos de controlo;

    3.    Estabelecer limites críticos para cada medida associada a cada PCC;

    4.    Monitorizar/controlar cada PCC;

    5.    Estabelecer medidas correctivas para cada caso de limite em desvio;

    6.   Estabelecer procedimentos de verificação;

    7.    Criar sistema de registo para todos os controlos efetuados.

    Fonte: Plano e Manual de HACCP da Câmara Municipal de Serpa 

    Em termos de experiência pessoal, foi bastante gratificante pertencer à organização, pois permitiu-me aprender a organizar um evento com segurança, tanto na parte de higiene e segurança no trabalho como segurança alimentar.

    A interação com os trabalhadores fez-me evoluir muito em termos pessoais, porque existiam respeito de parte a parte, respeitando tanto o que lhes era pedido como o que nos pediam. Exemplo disso foi quando foi solicitada a utilização de algum tipo de EPI.

    Enquanto que na parte da Segurança alimentar e HACCP, foi a atividade mais interessante de desenvolver, porque realizei a visita a todas as "tasquinhas" de uma forma autónoma e que me permitiu conhecer melhor a população com a qual estava a trabalhar.

    Verifiquei todas as cozinhas, ajudando os membros destas associações a conhecerem alguns dos erros cometidos e de forma educativa ajudei também a corrigir estes.
     O ponto mais alto da feira foi a fiscalização por parte da ASAE, que em certa parte iria culminar toda esta azafama, na verificação das condições de higiene de todos os stands e "tasquinha".

    É bom também referir o grande número de horas de serviço que implica um evento destes, em que temos de estar sempre presentes para qualquer situação que possa surgir.

    Por último salientar que em treze anos de Feira do Queijo do Alentejo, este foi o primeiro em que todos os expositores estavam em condições de desenvolver a sua atividade, sem qualquer tipo de problemas.

    Este dois tipos de atividades são realizados pelo Técnico de Saúde Ambiental, estando este inserido em empresas da área alimentar, da segurança e higiene de eventos públicos e como é o meu caso neste estágio, numa Câmara Municipal.

    Em outros países a higiene e segurança de eventos é levada muito a sério.

    Como podem verificar na notícia seguinte, a reinauguração de um estádio como o do Maracanã no Brasil, foi suspensa. Este não cumpria todas as condições para a sua utilização.

    Assim podemos verificar a importância de serem respeitados todos os pontos de segurança e higiene na construção de qualquer evento em que se reúna um grande número de pessoas.

    Justiça suspende amistoso no Maracanã e pede laudos que comprovem segurança e higiene


    Continuem a seguir o meu blog....

    Até à próxima publicação !!!!

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