Desta venho falar-vos de uma nova atividade que desenvolvo na C.M. Serpa, o acompanhamento da Rotunda do Altinho, mais especificamente na área de Higiene e Segurança no Trabalho.
Esta área está diretamente ligada ao curso de Saúde Ambiental, pois ao concluir a licenciatura terei acesso ao Certificado de aptidão Profissional de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, emitido pela ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho.
Primeiro que tudo é necessário que esta obra tenha um PSS - Plano de Segurança e de Saúde, estando neste relatados todos os pontos essenciais a serem desenvolvidos nesta construção.
O PSS faz parte integrante do processo de obra e estabelece as regras / especificações a observar no estaleiro da obra durante a fase de execução dos trabalhos, pretendendo-se com a implementação do preconizado eliminar ou reduzir o risco de ocorrência de acidentes e de doenças profissionais.
Este refere:
- A localização e denominação da atividade - Zona Nascente – Construção da Rotunda do Altinho e Pavimentação em Serpa;
- Memória descritiva - Objetivos, Legislação, Horário de trabalho, Controlos de subempreitadas;
- Caraterização da Empreitada - Mapas e Planos de Trabalho, Fases de Execução;
- Ações para prevenção de Risco - Projeto do Estaleiro, Planos de todo o tipo de atividade, identificação e controlo da Suáde dos trabalhadores;
- Monitorização e Acompanhamento - Monitorização mensal, Comissão de Segurança e Saúde da Obra, Auditorias internas.
Fonte: Plano de Segurança e de Saúde da C. M. Serpa
Hoje irei começar por explicar-vos o que é o Risco e vários tipos de Risco. Este tema aparece nesta publicação, pois os riscos estão estreitamente ligados a qualquer tipo de construção. Estas são sempre locais que potenciam possíveis danos ao trabalhadores que ali desempenham a sua atividade.
Definição de Risco
De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, o Risco é a possibilidade, elevada ou reduzida, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo.
Definição de Perigo
Um perigo pode ser qualquer coisa potencialmente causadora de danos — materiais, equipamentos, métodos ou práticas de trabalho.
Nos seguintes quadros podem verificar os vários tipos de riscos existentes e já detectado na generalidade de muitas das profissões existentes. Pretendo assim demonstrar o seu tipo e as consequências que estes podem provocar no ser-humano.
De todos os quadros de riscos aqui demonstrados, os que estão mais afetos ao tipo de construção observada, são os riscos físicos e os riscos ergonómicos.
Na próxima publicação irei começar a descrever a obra em si e colocarei mais informação sobre Higiene e Segurança no Trabalho.
Até à pròxima !!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário