Este cabeleireiro foi escolhido aleatoriamente para ser alvo da vistoria.
O que é um cabeleireiro?
Cabeleireiro é o indivíduo cuja a profissão é cortar e pentear o cabelo das outras pessoas e é também considerado como o estabelecimento onde este profissionais desempenham as suas funções.
- Colocar armário para produtos de limpeza e identifica-lo corretamente;
- Substituir toalha e respetivo suporte por toalhas descartáveis nas I.S;
- Colocar ventilação forçada junto da zona de preparação e aplicação de produtos químicos;
- Esterilizar equipamentos reutilizáveis periodicamente;
- Substituir contentor de resíduos, por um com tampa de acionamento não manual;
Ao serem cumpridos os requisitos propostos, a proprietária poderá verificar que ao desenvolver a sua atividade diária desta forma, irá trazer lhe benefícios e também aos seus clientes.
O cabeleireiro (estabelecimento) tem de ser um espaço que minimize todos os riscos que podem comprometer o trabalhador e o cliente.
Segundo a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho), no documento sobre "Segurança e Bem-estar nos salões de cabeleireiro" , "como os riscos são inerentes à atividade humana, haverá que evitá-los, caso não seja possível, avaliá-los e de preferência, combatê-los na origem.".
Uma das recomendações dadas à proprietária, foi a instalação de ventilação no espaço onde realiza a preparação e aplicação dos produtos químicos, este é um dos pontos também referidos no documento em cima apontado.
Que problemas podem causar os químicos utilizados neste salões?
Este químicos podem provocar patologias cutâneas e respiratórias, podendo também causar em casos mais extremos como cancros.
Todos estes produtos para serem comercializados têm de estar de acordo com o Decreto-Lei nº 296/98 de 25 de Setembro. Cabe ao Infarmed- Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, desencadear os procedimentos adequados à defesa da saúde pública, quando existam produtos prejudiciais que causem dano na população.
Outro dos ponto que pode afetar estes profissionais, são as perturbações músculo-esqueléticas.
Estas geralmente perturbam a zona cervical, ombros e pulso, devido a posturas incorretas durante o período laboral.
É uma profissão de movimentos repetitivos, que provam pressão a nível da coluna-vertebral.
Por último e não menos importantes, encontram-se os riscos biológicos.
É considerado um risco de baixo nível neste tipo de atividade, mas os funcionários e mesmo outros clientes podem estar em contato com indivíduos que portem doenças contagiosas como a SIDA ou a hepatite B.
Por este motivos é necessária a desinfeção periódica de todos os instrumentos e equipamentos de trabalho. Este último é mais um dos pontos a corrigir pela proprietária do estabelecimento, que se encontra na lista
de recomendações.
Na Europa existe uma política de melhoramento deste género de estabelecimentos por parte dos pórprios profissionais.
Como forma de proporcionarem um ambiente mais saudável e seguro para as sua tarefas, "o sindicato UNI Europa Hair & Beauty e a associação patronal do setor cabeleireiro, Coiffure EU, chegaram a acordo sobre um conjunto de diretrizes dirigidas aos cabeleireiros".
Segundo estas fontes, esta é uma das profissões com mais probabilidade de contrair doenças de pele, de origem ocupacional.
Sindicato de cabeleireiros e associação patronal entram em acordo - Notícia
Do meu ponto de vistas, este aspetos em cima referidos são bastante importantes, pois permitem, tanto ao cliente como o funcionário, terem um ambiente mais saudável e propício a todo este setor.
Desinfetando os instrumentos e utilizando material descartável diminui o risco de contrair doenças através de fatores biológico, se forem utilizadas posturas corretas irão reduzir os problemas músculo-esqueléticos e por fim com uma ventilação adequado podem evitar-se patologias nas vias respiratória, tais como irritações.
Sem comentários:
Enviar um comentário